segunda-feira, 6 de junho de 2011

Com braço ou sem braço?

Hoje de manhã eu vi um senhor esticando a mão pra um carro parar e ele atravessar na faixa de pedestre. Como era de se esperar, o motorista não parou.

Desde que essa campanha começou eu tenho me questionado ... o que é pior? Ser atropelado ou perder um braço? Porque acho que é isso que vai acontecer se eu esticar o meu.
Este final de semana vi um cartaz onde se lia alguma coisa do tipo: "pedestre consciente estica o braço pra atravessar a rua" (não lembro exatamente as palavras, mas o contexto era esse).
Bem interessante a colocação, só esqueceram de fazer outro cartaz dizendo: "motorista consciente para o carro quando o pedestre estica o braço".

Sou motorista e pedestre. Muitas vezes não consigo vaga pra estacionar perto do lugar onde vou e tenho que andar algumas quadras. O desrespeito da grande maioria dos motoristas é assustador! Claro que também existem pedestres abusados ... mas estes nem entram na estatística, visto que não vêem problema algum em arriscar as suas vidas atravessando fora da faixa ou embaixo da passarela de pedestres.

O assunto é bastante polêmico e deve ser discutido com a devida importância.
O hábito de parar na antes da faixa de segurança é comum em alguns países e eu acho digno. Mas para que isso dê certo no estado de São Paulo e em outros do nosso amado Brasil, será necessário um investimento maior em fiscalizações, mais intolerância e uma multa que vai doer no bolso do motorista.
Na minha opinião, esse deveria ser um gesto automático, sem a necessidade de ter que esticar o braço e o carro levar ele junto. Infelizmente no Brasil as coisas só funcionam quando esvaziam o cofrinho do cidadão ... hoje todo mundo usa cinto de segurança porque?

Fica a dica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário