quinta-feira, 26 de maio de 2011

O adeus do professor Snape

Está chegando o fim.
Dia 15 de Julho é o "dia D".
Por mais difícil que seja aceitar (para fãs, como eu), está chegando a hora de dizermos adeus a um dos maiores fenômenos da indústria literária e cinematográfica de todos os tempos.
Eu, que li o primeiro livro antes mesmo de se tornar um best seller mundial, estou sentindo um misto de orgulho e tristeza, como uma mãe quando o filho sai de casa, sabe? Exagero? Não sei ...

Harry Potter conquistou uma legião de fãs pelos quatro cantos do mundo. Foram mais de 10 anos entre o primeiro livro e o último filme. 
Nesse tempo muita coisa mudou.
J.K.Rowling, a autora, é hoje uma das mulheres mais ricas da Inglaterra ... assim como os atores "mirins", já não tão mirins assim, que se tornaram os adolescentes mais ricos do mundo. Isso sem falar nos caminhos distintos que cada um deles seguiu, embora saindo pela mesma porta.

Li agora há pouco no blog Jovem Nerd, a carta emocionada de despedida de Alan Rickman, ator que deu vida ao inesquecível professor Severo Snape. 
Segue a tradução e a carta original:


“Acabo de retornar do estúdio de dublagem, onde eu falei num microfone como Severo Snape pela última e definitiva vez. Na tela, estavam flashbacks de Daniel, Emma e Rupert de dez anos atrás. Eles tinham 12 anos. Eu também voltei recentemente de Nova York, e enquanto estive lá, vi Daniel cantando e dançando (brilhantemente) na Broadway. Uma vida inteira parece ter passado em minutos.
Três crianças se tornaram adultos desde que uma chamada por telefone de Jo Rowling, contendo uma pequena pista, me convenceu que existia mais em Snape do que uma fantasia permanente. E mesmo que houvessem apenas três dos livros lançados na época, ela manteve toda a massiva porém delicada narrativa com a mais firme das mãos.
É uma necessidade antiga ser contado em histórias. Mas a história precisa de um bom contador de história. Obrigado por tudo, Jo.
Alan Rickman”




Chorei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário